Visita a Aldeia Guarani Rio Silveira
bicicleta, Citizen Journalism, Estilo de Vida 22/05/2017,Cicloturismo
Novas Rotas é um grupo de pedal que tem por objetivo reunir ciclistas dos vários pedais regulares, de treino, na semana, para fazer cicloturismo em locais inusitados aos finais de semana e/ou feriados.
Neste final de semana o pessoal foi para o norte de Bertioga conhecer uma aldeia Guarani. É reserva, um assentamento com mais ou menos 120 famílias, na região do Rio Silveira.
O local é maravilhoso, bem preservado e mantido pelos próprios Índios com a venda de palmito, artesanato, exploração do turismo.
A coisa não está fácil pra ninguém e não é diferente para eles, assim visitantes e amigos levam mantimentos e ajudam a comunidade.
Trata-se de uma comunidade guerreira, lutaram pela demarcação das suas terras, pela construção da escola (pré ao médio) e de um posto de saúde.
Na busca por seu estabelecimento e auto suficiência ainda há muitas lutas a vencer. De acordo com o Cacique Adolfo Motion a luta agora é política, pediu ao grupo que apoiasse alguns baixo assinados para garantir direitos.
A recepção do grupo foi muito boa, carinhosa e atenciosa. Recomendo a visita. Para entrar em contato com a aldeia você pode usar a página deles no Facebook (Link)
O índio Uricanã (foto acima) foi quem nos recepcionou e serviu de guia. Uricanã nos levou para visitar alguns pontos da reserva com sua bicicleta barra forte e, vou te contar, deu trabalho acompanhar o pedal dele.
Veja mais fotos em Fala Pedal no Facebook.
Nota:
Cunhã Poranga: Moça bonita – cunhã = moça, poranga = bonita.
bertioga bici bicicleta bike carlos rix ciclo cicloturismo ciclovias cidade condução cuidado cuidados defensiva direção fala fala pedal glowbrazil Guarujá guaruni guia guias indio indios na estrada pajé passeio pedal pedalar praia regras reporter rio silveiras sao paulo segurança seguro transito turismo uricanã