Tibico e Garapa

Blogroll, Estilo de Vida

Garapa é o caldo extraído da cana-de-açúcar. Extrair a garapa é o primeiro processo antes da fermentação para se obter álcool e açúcar. Um copo de 300 ml desta bebida tem mais de 800 calorias.

Adivinha quem adora garapa?

Testei pra ver e deu certo, o Tibico (kefir de água) se deu super bem em uma solução com um terço de água purifica. Olhe as fotos abaixo. Os grão consomem grande parte do açúcar no processo, mas ainda é uma bebida com pelo menos umas 260 calorias por copo.

Abaixo os grãos de Tibico que sairam de uma cultura com açúcar mascavo (cor caramelo), constate o crescimento em 24 horas de cultura na solução com garapa, a quantidade triplicou (cor branca):

antes

antes moeda

Além de se multiplicar muito rápido o grão aumentou de tanho e ficou mais claro:

depoisdepois2

Esse processo é interessante por três motivos:

  • para fortalecer sua colonia

  • gerar Tibico para doar

  • aproveitar a fermentação em vários tipos de suco

O líquido gerado, que aqui me refiro como fermentação, tem sabor e cheiro caraterísticos, mesmo puro é muito gostoso, lembra Schweppes Citrus, acrescente um pouco de suco de limão ou laranja e fica um refrigerante muito gostoso e saudável.

Nota importante: a fermentação é forte e gera gás, cuidado na hora de abrir garrafas e vidros. Qualquer fermentação de açúcares gera álcool, no nosso caso menos de 1%, que é quase desprezível.

Leave a comment

Search

Back to Top