Queimar não é a melhor saída

cada ação conta, cadaacaoconta, Citizen Journalism

Estamos no Brasil, as queimadas naturais e provocadas pelo homem já são inúmeras, trazem para nós e para a natureza sérios problemas. Veja o que a ativista ambiental australiana Jane Bremmer do grupo “National Toxics Network” (NTN) aponta como problemático e como razões mais que suficiente para não queimarmos lixo em hipótese alguma e especialmente para a geração de energia:

lixozero-au

“Todos os incineradores (que incluem tecnologias de gaseificação, pirólise e arco de plasma) são de fato um desperdício de energia. Devido ao valor calorífico relativamente baixo dos resíduos, os incineradores produzem apenas pequenas quantidades de energia enquanto destroem grandes quantidades de materiais reutilizáveis ”, disse Jane Bremmer, ativista da NTN Waste.

“A queima de resíduos de energia também impulsiona um ciclo de mudanças climáticas de novos recursos sendo extraídos da terra, processados e enviados ao redor do mundo e desperdiçados em incineradores”, disse ela.

“A queima de resíduos também polui as pessoas e o meio ambiente. Mercúrio, dioxinas, chumbo e outros poluentes provêm da queima de resíduos. Em termos de impactos climáticos, os incineradores emitem mais dióxido de carbono (CO2) por unidade de eletricidade do que as usinas a carvão ”, continuou.

“A energia dos incineradores não é renovável. Papel e metais provêm de recursos naturais finitos e plásticos e pneus são combustíveis fósseis. A queima desses recursos cria uma demanda por ‘resíduos’ e desencoraja soluções reais de gerenciamento de resíduos ”.

Lixo queimado não gera trabalho e renda

Lixo queimado não gera trabalho e renda, só interessa a grandes corporações.

De acordo com o relatório da Quarta Avaliação do IPCC sobre Mudanças Climáticas, “A minimização, reciclagem e reutilização de resíduos representam um potencial importante e crescente de redução indireta das emissões por meio da conservação de matérias-primas, melhoria da eficiência de energia e recursos e prevenção de combustíveis fósseis. ”

LIXO ZERO

“Qual é a solução real para o nosso desafio de resíduos? Práticas de desperdício zero, como conservação, redesenho, reutilização, reciclagem e compostagem, que servem para economizar energia. Uma estratégia de desperdício zero cria empregos e economiza dinheiro. É uma estratégia essencial para combater as mudanças climáticas ”, afirmou Bremmer.

“O desperdício zero é uma meta alcançável que já está sendo implementada com sucesso em cidades do mundo todo, em contraste com a ideia primitiva de queimar resíduos sob o pretexto de produzir‘ energia ”, concluiu.

Original em Inglês: https://ntn.org.au/10-reasons-why-burning-waste-for-energy-is-a-bad-idea/

Leave a comment

Search

Back to Top