Ir de bicicleta, e voltar…

Ir de bicicleta, e voltar…

Citizen Journalism

falapedal-y-f

Bicicleta – Condução defensiva

cropped-Falapedal-jpg.jpgRegras básicas

  1. Conhecimento
  2. Atenção
  3. Previsão
  4. Habilidade
  5. Ação

 

Conhecimento – da bicicleta, do local, das regras de trânsito.

Atenção – Imprescindível para a aplicação dos demais itens.

Previsão – atento, procure sempre antever e reagir a possíveis situações de risco no trajeto. Tenha atitudes preventivas, não confie no outros condutores.

Habilidade – saber conduzir a bicicleta com destreza é fundamental, junto com isso conhecer e respeitar seus próprios limites.

Ação – agir, de posse das informações contidas nos outros itens, de forma a preservar sua integridade. Dependa o mínimo possível de terceiros.

(As vezes seguimos os cinco passos, mas o outro condutor não… aí somos vitimas da imprudência alheia. Foi o caso que se deu, infelizmente, com o ciclista Claudio Clarindo.)

Nosso trânsito

Balsa de manhã cedo, mais de dez mil usuários...

Balsa Guarujá-Santos, mais de dez mil usuários…

Na cidade, via de regra, a ciclovia é o melhor lugar para se locomover de bicicleta.

Caso não acha ciclovia a lei diz o seguinte:

Cap 3 – artigo 29 (9.503 de 23 de setembro de 1997)

I ‐ a circulação far‐se‐á pelo lado direito da via, admitindo‐se as exceções devidamente sinalizadas;
II ‐ o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando‐se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;
IV ‐ quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;
IX ‐ a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;

Fila Indiana

Ciclistas do Itapema na Via Dutra

Nas rodovias a circulação deve ser feita do mesmo modo, mas sempre pelo acostamento e sempre junto à sua margem direita. Em grupo a melhor formação é em “fila indiana”, com o cuidado de deixa espaço entre uma bicicleta e outra.

Sinalização durante a condução

É imperativo para a segurança de todos que o ciclista sempre sinalize sua intenção.
Vai entrar em uma rua, vai mudar de faixa, parar… sempre sinalize para os demais sua intenção com antecedência.

Carrinho e gentileza

Lembre-se que a bicicleta pode dar a você mais saúde: diminuir o stress, baixar o colesterol, deixar em forma… tudo isso é fato. Para isto você tem que conduzir a bicicleta com bicicleta e deixar o carro fora de você. Pressa, impaciência, violência, não combinam com a bicicleta.

Walter e Márcia Lemos - passeio retro em Santo, SP.

Walter e Márcia Lemos – durante passeio retro em Santo, SP.

Bicicleta é paz e amor, qualidade de vida. Ir de bici é sempre um privilégio, sinta-se bem, mantenha esta atitude, você só tem a ganhar.

Acima a questão da condução, além disto recomendamos o uso luvas, capacete e que sua bicicleta esteja sempre revisada.

Leave a comment

Search

Back to Top