Segurança – Ir de bicicleta, e voltar…
bicicleta, Citizen Journalism, FalaPedal 10/03/2022,Atenção – sempre!
Uma análise dos dados do Infosiga-SP – que é “um portal de dados para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal” – deixou claro que a maioria dos acidentes na região de administrativa de Santos ocorreram durante a semana e entre os condutores que não usam equipamentos de segurança.
Um dado que surpreendeu foi que o número de óbitos, em acidentes com ciclistas, comparados entre as regiões metropolitanas de Santos e de Campinas mostra que onde há mais bicicleta o número de acidentes é menor. Este dado aponta para o fato de que o diferencial é então a atitude do motorista e não o cuidado do ciclista. O lado positivo: se os ciclistas melhorarem sua condução os acidentes fatais vão diminuir.
Numa enquete que fizemos entre os grupos organizados de ciclistas aqui na Baixada, o maior número de acidentes foi claramente por quedas com ferimentos leves, mesmo assim um número expressivo de ciclistas levou mais de três meses para se recuperar. É preciso melhorar a condução, conduzir com mais atenção.
TIPO DE ACIDENTE
Obrigado a todos que participara da enquete. De 27 participantes 11 estiveram envolvidos em acidentes.
Bom, contra fatos não há argumentos, usar equipamento de segurança é fundamental, saber tudo sobre seu veículo/bici, treinar e conhecer (respeitar) seus limites também. Precisamos melhorar. Veja as dicas a seguir.
Bicicleta – Condução defensiva
Regras básicas
-
Conhecimento
-
Atenção
-
Previsão
-
Habilidade
-
Ação
Conhecimento – da bicicleta, do local, das regras de trânsito.
Atenção – Imprescindível para a aplicação dos demais itens.
Previsão – atento, procure sempre antever e reagir a possíveis situações de risco no trajeto. Tenha atitudes preventivas, não confie no outros condutores. (use capacete)
Habilidade – saber conduzir a bicicleta com destreza é fundamental, junto com isso conhecer e respeitar seus próprios limites. (treine)
Ação – agir, de posse das informações contidas nos outros itens, de forma a preservar sua integridade. Dependa o mínimo possível de terceiros.
(As vezes seguimos os cinco passos, mas o outro condutor não… aí somos vitimas da imprudência alheia. Foi o caso que se deu, infelizmente, com o ciclista Claudio Clarindo.)
Nosso trânsito
Na cidade, via de regra, a ciclovia é o melhor lugar para se locomover de bicicleta.
Caso não acha ciclovia a lei diz o seguinte:
Cap 3 – artigo 29 (9.503 de 23 de setembro de 1997)
I ‐ a circulação far‐se‐á pelo lado direito da via, admitindo‐se as exceções devidamente sinalizadas;
II ‐ o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando‐se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;
IV ‐ quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;
IX ‐ a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;
Nas rodovias a circulação deve ser feita do mesmo modo, mas sempre pelo acostamento e sempre junto à sua margem direita. Em grupo a melhor formação é em “fila indiana”, com o cuidado de deixa espaço entre uma bicicleta e outra.
Sinalização durante a condução
É imperativo para a segurança de todos que o ciclista sempre sinalize sua intenção.
Vai entrar em uma rua, vai mudar de faixa, parar… sempre sinalize para os demais sua intenção com antecedência.
Carrinho e gentileza
Lembre-se que a bicicleta pode dar a você mais saúde: diminuir o stress, baixar o colesterol, deixar em forma… tudo isso é fato. Para isto você tem que conduzir a bicicleta como bicicleta e deixar o carro fora de você. Pressa, impaciência, violência, não combinam com a bicicleta.
Bicicleta é paz e amor, qualidade de vida. Ir de bici é sempre um privilégio, sinta-se bem, mantenha esta atitude, você só tem a ganhar.
ATENÇÃO lideres de pedais, a preleção antes da partida é fundamental, nunca abra mão de revisar conceitos e práticas.
Quer pedalar seguro, o mínimo que recomendamos – além do treino – é o uso luvas, capacete e que sua bicicleta esteja sempre revisada.
-
Quer se aprofundar, recomendo: Bikemagazine
-
Leia também:
Ciclismo – Cultura, Saúde e Lazer
Apoio a produção deste blog:
acidente aprender atividade aventura bici bicicleta bicicletário bike carlos rix ciclo turismo ciclo via cicloturismo ciclovia ciclovias cidade condução cuidado cuidados dados defensiva direção enquete Guarujá guia guias infosiga na estrada óbitos passeio pedalar praia queda regras reporter sao paulo segurança seguro transito transporte turismo