Chumbo – o vilão silencioso

Citizen Journalism

Envenenamento por chumbo
(Metais pesados mais nocivos: arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio.)

Irritação, nervosismo, falta de memória, problemas circulatórios, Parkinson e esclerose podem ser causados pela presença de chumbo no organismo.

O corpo humano não produz esse metal e não deveríamos encontrá-lo em nosso corpos pois pode causar efeitos tóxicos com qualquer nível de exposição.

“Ele é tão tóxico que pode danificar o cérebro das crianças pelo resto da vida. Tão persistente que fica no ar por décadas. E tão onipresente que afeta um terço das crianças do planeta.” BBC

Altos níveis de concentração de chumbo nos ossos têm sido associados a um risco elevado de hipertensão e declínio cognitivo, perda auditiva, aumento das taxas de morbidade e mortalidade cardiovascular. Essa contaminação é também associada com o desenvolvimento da doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica.

Além de tudo isso há riscos gestacionais ao crescimento fetal e atraso no desenvolvimento durante a gravidez e mesmo após o nascimento.

Como o chumbo não é absorvido pelo corpo a exposição contínua aumenta seu acúmulo e aumenta o risco de lesões. Os sintomas típicos são irritabilidade, dor de cabeça, tremores musculares, alucinações, perda de memória e incapacidade de concentração.

Chumbo na água
O chumbo pode entrar na água potável (especialmente em casas com aquecimento central) quando os materiais de encanamento que contêm chumbo corroem. As fontes mais comuns de chumbo na água potável são canos de chumbo, torneiras e acessórios antigos. Isso ocorre em cidades mais antigas, em casas construídas antes de 1986. Nas casas mais modernas, os problemas mais comuns são torneiras de latão ou latão cromado e encanamentos soldados com chumbo.

Chumbo no ar
As fontes de emissões de chumbo variam de acordo com a região. Em geral, as principais fontes de chumbo no ar são o processamento de minérios e metais e aeronaves com motor a pistão que funcionam com combustível que contém chumbo. Outras fontes são incineradores de resíduos, utilitários e fabricantes de baterias de chumbo-ácido. As maiores concentrações de chumbo no ar são geralmente encontradas perto de fundições de chumbo.

Chumbo nos alimentos
O chumbo pode entrar em nosso suprimento de alimentos de várias maneiras diferentes, por exemplo: O chumbo no ambiente pode se instalar ou ser absorvido por frutas ou vegetais ou grãos de cereais utilizados como alimento, bem como em ingredientes adicionados aos alimentos, incluindo suplementos dietéticos.

O que fazer?
A correção das carências de ferro, cálcio, magnésio e zinco na dieta reduzirá a absorção de chumbo e também pode melhorar a toxicidade. A vitamina C é um agente quelante fraco, mas natural. Sobre tudo, converse com seu médico a respeito, peça exames. Infelizmente acredita-se que o nível de contaminação no Brasil seja muito elevado.

===========

Você que gosta de escrever, veja isto: Depois de feita a pesquisa colocado o texto “no papel” recomendo o software REESCREVER.APP para garantir originalidade.

4 Comments

  1. zoritoler imol 08/06/2022 at 02:49

    Excellent beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog site? The account helped me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

  2. Brandee Ojima 17/06/2022 at 18:26

    Thanks for the good writeup. It actually used to be a enjoyment account it. Glance complicated to far delivered agreeable from you! By the way, how can we keep in touch?

  3. Eloy Scro 17/06/2022 at 19:11

    You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be really something that I think I would never understand. It seems too complicated and very broad for me. I am looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!

  4. zorivare worilon 28/06/2022 at 05:15

    I like what you guys are up also. Such clever work and reporting! Keep up the superb works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my site :).

Leave a comment

Back to Top