Internet e Privacidade

Citizen Journalism

Como tornar nossa experiência na Internet mais segura?  Será que estamos dando muita informação a amigos e desconhecidos?  Você já se pegou preocupado com uma imagem, texto, áudio ou vídeo que postou?

Nem tudo está nas mãos do Mark Zuckerman ou Bill Gates. Alias acho que eles usam as soluções alternativas que vou apresentar aqui.  Abaixo algo que circulou no WhatsApp:

Em termos de internet, existem soluções (portais e Apps) abertas e fechadas.  Imagine assim, você está de casa nova, é uma casa muito grande, com cômodos que você nem sabe que existem e tudo está escancarado. Todas as portas e janelas, tudo aberto.  Você tem que ir lá e fechar uma por uma. Algumas portas (no caso do FB) não têm tranca.

Por outro lado, uma solução fechada vem com tudo fechado, tudo tem tranca, você que tem que abrir e só abre o que quiser, para quem quiser.

Vamos ver então:

+ Abertas

+ Fechadas

FACEBOOK MeWe *
Google Busca DuckDuckGo *
WhatsApp MeWe  e CyberDust
Google Drive SpiderOak

Na lista acima o que tem * já estou usando.

A maioria destas soluções foram desenvolvidas por europeus e asiáticos, gente que não quer ficar nas mãos do Tio Sam. Gente com o saco cheio de tanta propaganda nas suas telas.

DuckDuckGo é uma beleza, você pode pesquisar o que quiser que não vai vir propaganda na sua tela o resto da semana, ou semanas, a ferecer ofertas “imperdíveis”…

duckduckgo
.
a
O MeWe ainda é muito novo, veja mais notícias sobre ele no UOL Tecnologia .  O desenvolvedor, Mark Weinstein, diz o seguinte: “no Facebook vida comercial, no WeMe vida pessoal”.

Gosto do Google Drive, acho excelente para o dia a dia na escola, mas se fosse passar ou armazenar informações pessoais importantes, talvez secretas, usaria SpiderOak. Tudo é questão de se avaliar e fazer escolhas. Saber quando é preciso mais ou menos privacidade, avaliar os riscos.

Que bom que existem alternativas, explore!

 

 

Leave a comment

Search

Back to Top