Organizar para crescer e prosperar

Citizen Journalism

Vivemos uma democracia e temos em nós a ideia de que se a maioria quer algo então que se faça a vontade da maioria. De fato como ex-presidente de Sociedade Amigos de Bairro lhes garanto que vale apena o trabalho associado em prol de qualquer causa.

No Guarujá, muitos vivem de pequenos hotéis e pousadas, tenho visitado muitos e encontrado lugares maravilhosos que até eu, que moro aqui, fiquei com vontade de desfrutar. E não é má ideia, poderia ir de bicicleta e passar um final de semana relaxando… delícia.

O que vi: São muitas pousadas e hotéis cada um batalhando para servir melhor e conquistar mais clientes, todos querendo que mais turistas venham para o Guarujá.

Individualmente o poder de fogo de cada um é pequeno. Então qual a solução?

Associação – unidos podemos mais e melhor.

Já existe no Guarujá, e esta indo muito bem, a APROHOT que é a Associação de Hotéis e Pousadas do Guarujá. Trabalho liderado por uma diretoria formada por hospedeiros da qual Silvia Bernardes faz parte e José de Avila e Artur Nifo Jr. são respectivamente presidente e vice.

Fui lá me inteirar sobre este trabalho e fiquei impressionado quantas coisas os associados tem conquistado.

Por exemplo:

GRUPO TRABALHO: para tratar de assuntos profissionais relacionados ao interesse da hotelaria e turismo. Foi criado para que associados possam aproveitar os mesmos em benefício em seu estabelecimento e dos seus hóspedes.

GRUPO DE RESERVAS: Os associados postam aqui reservas ou pedidos de reservas não atendidos. Quando lotados ou se há procura que não dá para atender, postamos os pedidos neste grupo para que os demais possam entrar em contato com os interessados e, eventualmente, fazer a hospedagem.

Não me lembro o nome agora, mas há também um grupo de doação, vendas e trocas onde o que não serve mais para uma pousada ou hotel pode vir a servir para outras.

Compras compartilhadas, esta é uma das ações mais interessantes, todos precisam de determinados itens: material de limpeza, insumos para os quartos, etc. Comprando em conjunto é possível negociar melhores preços, comprar mais barato.

Voltando um pouco no tempo, lá na minha participação na sociedade amigos de bairro chegamos a ter 1200 sócios pagantes. Possuíamos nosso jornal, conseguimos Posto para o bairro, asfalto, remoção de um lixão… vereadores vinham para nossas reuniões. Mudei de Campinas para minha querida Guarujá, mas a SAB Nova Europa está lá atuante como sempre.

Aprohot é o meio que os proprietários de pousadas e hotéis de médio e pequeno porte do Guarujá têm de se fazer ouvir junto ao governo local, trazer especialistas para cursos e aperfeiçoamento, entre tantas outras coisas. É a velha mas verdadeira máxima: juntos somos mais fortes – é fato.

Que tal já na próxima temporada ter meio$ fazer propaganda forte para atrair turistas para os pequenos hotéis e pousadas? Juntos é possível, é possível muito mais.  E veja, não necessariamente só gastando, mas influenciando e participando da definição de metas do turismo local.

Recomendo, associe-se para aumentar os benefícios, ficar ainda mais forte e estar sempre bem informado em relação a todos os aspectos do seu negócio. A relação da entidade com o Governo local e a secretária de turismo é boa. Poderia ser ainda melhor, falta você amigo hospedeiro que ainda não se associou.

http://www.aprohot.com.br/

.

.

Apoio a produção deste Blog:
ima-calendario-paulos

 

Leave a comment

Search

* * * Oferta da Amazon.com - Imperdível! Nós podemos tudo, nós podemos mais Vamos lá fazer o que será

>>> Teste o Kindle por 30 Dias!!! Aproveite 30 dias grátis!!!

Back to Top