Incêndios: Londres, Copenhague, São Paulo

Citizen Journalism

UK-fireDe acordo com Wikipédia “O grande incêndio de Londres foi uma as maiores catástrofes da capital inglesa, tendo destruído as partes centrais da cidade, de 2 de setembro a 5 de setembro de 1666. Destruiu 13.200 casas, 87 igrejas, a Catedral de St. Paul e 44 prédios públicos.” Poucas vidas foram ceifadas porque eram construções baixas, na grande maioria casas.”

dinamarca“O incêndio de Copenhage foi o maior incêndio da história da Dinamarca. Iniciou-se na tarde do dia 20 de outubro de 1728 e durou até a manhã de 23 de outubro. Destruiu aproximadamente 28% da cidade, deixou 20% da população sem moradia. Ainda que o número de mortos e feridos tenha sido relativamente baixo em relação à magnitude do incêndio, as perdas culturais foram substanciais. Além de várias coleções privadas de livros, 35.000 textos – incluindo um grande número de obras únicas em sua classe – se perderam junto com a biblioteca da Universidade de Copenhague e no observatório localizado no último piso da sua torre, alguns instrumentos e documentos de Tycho Brahe e Ole Rømer também foram destruídos.”

 

Anos 70

Joelma“Em São Paulo tivemos, por exemplo, “o Incêndio no Edifício Joelma que foi uma tragédia ocorrida em 1° de fevereiro de 1974 na Praça da Bandeira, na região central de São Paulo, o fogo provocou a morte de 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos.

O incêndio aconteceu menos de dois anos após outro prédio arder em chamas no centro da cidade, o Edifício Andraus.

(A tragédia do Joelma continua a ser o terceiro pior incêndio em arranha-céu por número de vítimas fatais, após o colapso das Torres Gêmeas, do World Trade Center, em Nova York em 11 de setembro de 2001).”

 

2020 – Nossas cidades estão cada vez mais aglomeradas

20200209_131634De volta ao presente, a realidade que vivemos é parecida, só que bem mais perigosa. As cidades cresceram. O aglomerado de prédios, nos grandes centros, é uma realidade. Não preciso explicar muito para você saber onde quero chegar: A segurança de cada prédio é fundamental.

Agora os Bombeiros (PM) vão multar.

Com segurança não se brinca e as multas podem chegar a 265 mil reais! Faço uma relação disto com as multas aplicadas no transito na questão do uso do cinto de segurança: todo mundo chiou, mas o fato é que as mortes no transito diminuíram. Nos carros, é um, dois, talvez cinco ou dez óbitos… em um prédio, são centenas. Se, de um prédio espalhar para outros, nem quero pensar – milhares!

Treinamento de brigadistas em um condomínio em Bertioga, SP (Foto cedida por Gervian Engenharia.

Treinamento de brigadistas em um condomínio em Bertioga, SP (Foto cedida por Gervian Engenharia.)

Nossos prédios também têm um cinto de segurança: os laudos dos Bombeiros: em especial o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Verifique! É questão de preservar a vida e seu patrimônio. Seu prédio tem brigada? Esta brigada está treinada? O AVCB e os laudos, estão em dia? Extintores, alarmes, sensores de fumaça estão funcionando 100%?

Lembre-se, a prevenção é a única defesa realmente eficaz!

Nota importante:
De acordo com o Engenheiro Gerson Viana da Silva, membro do comitê brasileiro CB-24 da ABNT (Ass. Brasileira de Normas Técnicas), nossas leis e regras, com relação a segurança contra incêndios, são avançadas e estão entre as melhores do mundo, “é preciso colocar tudo em prática”, afirmou.

Se estiver em dúvida sobre a situação do seu prédio ou estabelecimento comercial, recomendo:

Gervian Engenharia Ltda
http://www.gervian.com.br
wsp 11 3230-1868
wsp 13 4042-1469

..
=====================================

Apoio a produção deste blog:

ima-calendario-paulos

Leave a comment

Search

* * * Oferta da Amazon.com - Imperdível! Nós podemos tudo, nós podemos mais Vamos lá fazer o que será

>>> Teste o Kindle por 30 Dias!!! Aproveite 30 dias grátis!!!

Back to Top