Controle suas Imagens nas Redes Sociais

Controle suas Imagens nas Redes Sociais

Citizen Journalism

Se você é daquele que como eu adora fotografar e postar suas fotos para os amigos verem (e se verem), então este artigo é para você.

Propriedade

Mesmo que você goste de compartilhar o fato é que você teve um trabalho, muitas vezes grande, para fazer as imagens. Você pensou a foto, construiu o momento eternizado nos pixels… A foto é sua, correto?

É, mas não é muito. Tudo que você posta no Facebook pertence ao Sr. Mark Zuckerberg, ou melhor à Rede, basta ir lá e ler os termos que você aceitou para poder usar a plataforma dele, o Facebook. Você tem uma permissão de uso, ele tem todos os direitos.

A central de ajuda do Facebook diz o seguinte: “Você pode compartilhar uma foto ou criar um álbum com uma coleção de fotos de uma época ou lugar especiais, como uma festa de aniversário ou férias. Você escolhe quem pode ver suas fotos e seus álbuns. Se alguém marcar você em uma foto em que não quiser ser marcado, poderá desmarcar.”

No mundo dos softwares existem plataformas aberta e fechadas. Numa plataforma fechada o usuário tem que dar permissões, abrir portas, deixar ver, etc… Numa plataforma aberta, como a do Facebook, tudo está aberto, escancarado, o usuário é que tem que fechar o que quiser.

Veja, é você tem que criar permissões ou restrições para proteger suas fotos e filmes. Tem que decidir quem pode e quem não pode ver seu material. A maioria de nós não faz isso. E mesmo quem quer mais privacidade, vez por outra descobre que ainda tem uma portinha aberta em alguma parte da plataforma. Dureza.

O que fazer?

Minha sugestão é simples: Marca D´água. Marque na origem os seus materiais. Aproveite e diminua a resolução antes de postar. Assim se alguém quiser usar seu material terá que entrar em contato e negociar os originais.

Existem APPs e softwares para PC que fazem isso de forma bem prática e ágil. No celular uso um APP destes que me custou só 6 reais. Basta ir a sua loja de APPs e buscar por “water marker” vão aparecer várias opções. Teste e veja qual se adapta melhor ao seu modo de trabalhar.

Você pode marcar com imagens ou com texto, veja como fica:

17972220_1281075501982918_7335747480895917571_o

Estrada para N. S. dos Navegantes – Guarujá – SP

14543726_1112763408814129_7950736077169001886_o

Trecho de estrada em Paranapiacaba – S Bernardo – SP

Bom, esta é uma alternativa boa e barata. E quando os amigos compartilharem suas fotos você pode receber novas visitas na sua página, vlog ou blog. Fora isso, se não quiser que tenham acesso a algum material, não poste… Está é a única forma totalmente segura.

Boa sorte!

Leave a comment

Search

Back to Top