Faixa Branca Perigosa

Blogroll, Citizen Journalism

No ultimo dia 12 (12/11/15) cai um tombo feio no retorno que fica em frente ao Monumento símbolo do Trabalhador Portuário, na Av. Perimetral, no Macuco. Foi feio mesmo porque não tive chance de fazer nada, num minuto estava pedalando (12 km/h +/-) e no outro estava no chão me contorcendo de dores. Por sorte não quebrei nenhum osso, mas tive ferimentos profundos, nas mãos, no joelho esquerdo e no ombro esquerdo também.

​A cena ficou na minha cabeça, repassando, tentava entender. Chovia um pouco, chovia fininho. Chove muito por aqui. Então, do nada… BAM, estou no chão! Como foi isso? Voltei lá para examinar o local, foi a faixa branca mesmo​. Ainda tinha a marca do escorregão e riscos no asfalto causados pela bicicleta.

Fiquei a pensar, como os caras usam uma coisa para sinalizar transito que pode causar “acidentes”. (​S​e sabemos que algo pode causar acidentes e não remediamos a situação não é mais acidente​, correto?​) Pesquisando achei e​m um​ fórum da Federação de Moto Clubes do Estado de São Paulo​ uma discussão justamente sobre isso​ . Veja – interessante para quem esta em duas rodas, com ou sem motor​:​ http://www.federacaomc.org.br/forum/viewtopic.php

​Achei várias matérias sobre este tipo de “acidente”. http://www.motociclismocomseguranca.com.br/tag/faixa-de-transito-escorregadia/ Muitos motociclistas são vitimas destas faixas. Mas não é só o pessoal de duas rodas, não, também achei dados sobre pedestres que escorregaram simplesmente atravessando a rua.

Acontece perto da gente. Sexta-feira (13), no dia seguinte, conversei com o pintor, Sr. Fernando, morador de Santos. Ele perdeu dois dentes em um “acidente” semelhante, também em Santos. Quando o que era para gerar segurança coloca a pessoa em risco a coisa se complica. É preciso buscar soluções.

E aí me pergunto, o que falta? Engenheiros, verba, vontade política, competência, atenção as demandas da comunidade? Perdi dois dias de trabalho, parei o senhor Marcos, que por sua vez parou o torno em que trabalhava para me deixar entrar em sua empresa e me lavar (fiquei muito grato), dei gasto para a cidade de Santos no Pronto Socorro (fui muito bem atendido), etc.

Adoro Santos. Acho a prefeitura de Santos competente e é amiga dos ciclistas. Está agora mesmo reformando ciclovias e construindo novas, Santos está de parabéns. Espero que eles, e outras prefeituras, prestem atenção a essa questão. Vou registrar ocorrência (BO) e recomendo que todos que passarem por problemas similares façam o mesmo. As nossas autoridades precisam saber o que há de errado.

O que me interessa não é indenização, mas pedalar em segurança.

———————

Visite a maior feira da Amazônia – FIAM 2015

Back to Top