Cada açÃO CONTA!

cada ação conta, cadaacaoconta, Citizen Journalism, Estilo de Vida

in English

Atualização: Semana Lixo Zero 18-27 outubro 2019

Cada ação conta – No Guarujá, como parte das ações da Semana Lixo Zero, foi montado um estande no restaurante Paulo´s para falar sobre os mandamentos da sustentabilidade e compostagem doméstica.lixo zero paulos

O grupo Banda Na vea lançou uma música fantástica sobre Lixo Zero, confira:

Lixo ou “lixo” você é quem decide

É só uma tampinha… É só um saquinho, um canudo… Assim é que o planeta está, até o topo, cheio de lixo. Literalmente até o topo, o monte Everest com seus 8,848 metros de altitude está coberto de lixo. Das profundezas dos mares até o Topo do Mundo está tudo dominado por nossa má conduta.

material

Acima: material enfardado pronto para ser reciclado.

Lixo deixa de ser lixo e vira matéria prima quando damos destino apropriado a ele. Veja o trabalho realizado pelas cooperativas de catadores. Trabalho árduo, mas gratificante para uma parcela da sociedade que está geralmente à margem do mercado e da sociedade também. “Lixo” apropriadamente separado gera renda, dignidade e bem estar.

Separe a tampinha, recolha o plastiquinho do chão… pequenos esforços vão render muito no final. Falei acima em bem estar, o cuidado com os nossos resíduos vai render bem estar muito mais para além do que os envolvidos com a reciclagem – os catadores e suas famílias – vai ajudar a Terra.

Há um mês fui remando até a praia do Moisés, uma praia inacessível por terra, aqui no Guarujá (SP), 60 metros de praia só, uma gracinha. Descemos da canoa e já começamos a catar tampas de refrigerante, fraldas, sacos de coco de cachorro, bitucas, etc etc. Tudo foi parar lá boiando, evidente. Que tristeza.

Veja cada ação conta, para bem ou para mal. Ninguém pegou 50 tampinhas e jogou no mar. Alguém tomou um refrigerante/suco e deixou a tampinha displicentemente fora da lata de lixo. Depois disto a chuva, o vento, a gravidade se encarregam do resto… achei uma garrafinha de Mel Rei, fui olhar, o produto é do Ceará, de uma fabrica chamada Itaueira Rei Alimentos. Pode ter vindo da periferia de Santos, de Campinas, de qualquer lugar.

Cada um dos itens que encontramos durante a limpeza foi fruto da inconsequência de alguém. “Seja a mudança que você quer ver no mundo” Vale o mundo você baixar e pegar uma tampinha que seja e colocar no lixo. Vale a nossa vida cada um separar apropriadamente seu resíduo doméstico, mesmo que na sua cidade não exista coleta seletiva, separa para criar demanda, para colaborar com os catadores, para dar exemplo.

Vamos fazer o que será?

Nunca Pare de Sonhar – Gonzaguinha

Ontem um menino Que brincava me falou Hoje é a semente do amanhã

Para não ter medo Que este tempo vai passar Não se desespere, nem pare de sonhar

Nunca se entregue Nasça sempre com as manhãs Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar

Fé na vida, fé no homem, fé no que virá Nós podemos tudo, nós podemos mais Vamos lá fazer o que será

Não se desespere, nem pare de sonhar!

Apoio:ima-calendario-paulos

Leave a comment

Search

Back to Top