Chumbo – o vilão silencioso
Citizen Journalism 24/05/2022, by Carlos RixEnvenenamento por chumbo
(Metais pesados mais nocivos: arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio.)
Irritação, nervosismo, falta de memória, problemas circulatórios, Parkinson e esclerose podem ser causados pela presença de chumbo no organismo.
O corpo humano não produz esse metal e não deveríamos encontrá-lo em nosso corpos pois pode causar efeitos tóxicos com qualquer nível de exposição.
“Ele é tão tóxico que pode danificar o cérebro das crianças pelo resto da vida. Tão persistente que fica no ar por décadas. E tão onipresente que afeta um terço das crianças do planeta.” BBC
Altos níveis de concentração de chumbo nos ossos têm sido associados a um risco elevado de hipertensão e declínio cognitivo, perda auditiva, aumento das taxas de morbidade e mortalidade cardiovascular. Essa contaminação é também associada com o desenvolvimento da doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica.
Além de tudo isso há riscos gestacionais ao crescimento fetal e atraso no desenvolvimento durante a gravidez e mesmo após o nascimento.
Como o chumbo não é absorvido pelo corpo a exposição contínua aumenta seu acúmulo e aumenta o risco de lesões. Os sintomas típicos são irritabilidade, dor de cabeça, tremores musculares, alucinações, perda de memória e incapacidade de concentração.
Chumbo na água
O chumbo pode entrar na água potável (especialmente em casas com aquecimento central) quando os materiais de encanamento que contêm chumbo corroem. As fontes mais comuns de chumbo na água potável são canos de chumbo, torneiras e acessórios antigos. Isso ocorre em cidades mais antigas, em casas construídas antes de 1986. Nas casas mais modernas, os problemas mais comuns são torneiras de latão ou latão cromado e encanamentos soldados com chumbo.
Chumbo no ar
As fontes de emissões de chumbo variam de acordo com a região. Em geral, as principais fontes de chumbo no ar são o processamento de minérios e metais e aeronaves com motor a pistão que funcionam com combustível que contém chumbo. Outras fontes são incineradores de resíduos, utilitários e fabricantes de baterias de chumbo-ácido. As maiores concentrações de chumbo no ar são geralmente encontradas perto de fundições de chumbo.
Chumbo nos alimentos
O chumbo pode entrar em nosso suprimento de alimentos de várias maneiras diferentes, por exemplo: O chumbo no ambiente pode se instalar ou ser absorvido por frutas ou vegetais ou grãos de cereais utilizados como alimento, bem como em ingredientes adicionados aos alimentos, incluindo suplementos dietéticos.
O que fazer?
A correção das carências de ferro, cálcio, magnésio e zinco na dieta reduzirá a absorção de chumbo e também pode melhorar a toxicidade. A vitamina C é um agente quelante fraco, mas natural. Sobre tudo, converse com seu médico a respeito, peça exames. Infelizmente acredita-se que o nível de contaminação no Brasil seja muito elevado.
===========
Você que gosta de escrever, veja isto: Depois de feita a pesquisa colocado o texto “no papel” recomendo o software REESCREVER.APP para garantir originalidade.