Incêndios: Londres, Copenhague, São Paulo
Citizen Journalism 21/02/2020,De acordo com Wikipédia “O grande incêndio de Londres foi uma as maiores catástrofes da capital inglesa, tendo destruído as partes centrais da cidade, de 2 de setembro a 5 de setembro de 1666. Destruiu 13.200 casas, 87 igrejas, a Catedral de St. Paul e 44 prédios públicos.” Poucas vidas foram ceifadas porque eram construções baixas, na grande maioria casas.”
“O incêndio de Copenhage foi o maior incêndio da história da Dinamarca. Iniciou-se na tarde do dia 20 de outubro de 1728 e durou até a manhã de 23 de outubro. Destruiu aproximadamente 28% da cidade, deixou 20% da população sem moradia. Ainda que o número de mortos e feridos tenha sido relativamente baixo em relação à magnitude do incêndio, as perdas culturais foram substanciais. Além de várias coleções privadas de livros, 35.000 textos – incluindo um grande número de obras únicas em sua classe – se perderam junto com a biblioteca da Universidade de Copenhague e no observatório localizado no último piso da sua torre, alguns instrumentos e documentos de Tycho Brahe e Ole Rømer também foram destruídos.”
Anos 70
“Em São Paulo tivemos, por exemplo, “o Incêndio no Edifício Joelma que foi uma tragédia ocorrida em 1° de fevereiro de 1974 na Praça da Bandeira, na região central de São Paulo, o fogo provocou a morte de 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos.
O incêndio aconteceu menos de dois anos após outro prédio arder em chamas no centro da cidade, o Edifício Andraus.
(A tragédia do Joelma continua a ser o terceiro pior incêndio em arranha-céu por número de vítimas fatais, após o colapso das Torres Gêmeas, do World Trade Center, em Nova York em 11 de setembro de 2001).”