Quem é de Deus é jardineiro

cada ação conta, cadaacaoconta, Citizen Journalism

Você é Jardineiro/(de Deus)?

Voltei estes últimos dias aos textos da Bíblia, já a li em três idiomas diferentes, como dizia Rubem Alves a Bíblia é fundamental para o entendimento da cultura ocidental. O seu conteúdo afetou e afeta até hoje nossas vidas. Pessoalmente recomendo sua leitura, já o fiz aqui mesmo em um texto mais antigo: LINK.

Desta vez o que me trouxe de volta aos textos milenares foi a questão da sustentabilidade ecológica do nosso planeta, questão que está cada dia mais forte e presente, nos cobrando posições e ações concretas.

De acordo com o IBGE os Cristãos representam 86,8% dos brasileiros que se dizem religiosos. São números muito expressivos que não podem deixar de ser apreciados por quem deseja melhorias em qualquer área.

Quem se diz Cristão tem como regra de fé e prática a Bíblia, correto? É da bíblia que vem para nós figuras como Abraão, Israel, Moises, Davi, Jesus e os apóstolos. Os ensinamentos de Jesus Cristo estão explicados no Novo Testamento.

O Novo não elimina o Velho – palavras atribuídas ao próprio Cristo: “Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei — nem a menor letra, nem qualquer acento…” Mateus 5:17e18   

Bom, mais claro que isto impossível. De acordo com as escrituras cristãs de Gêneses 1:1  até Apocalipse 22:21 está tudo valendo até o final dos tempos.

Considere então o seguinte texto de Gênesis 1:26-31:   

Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e disse: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento”;…

O ser humano é a figura central desta história tudo foi criado para ele. Fica a questão: se tudo foi criado para o ser humano, ele foi criado para quê? A explicação vem logo a seguir, Gênesis 2:15 “E tomou o Senhor Deus o homem (Adão e Eva), e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.”

Pois bem, vejam só, fomos criados – segundo o texto bíblico – para cuidar da Terra! Esta tarefa nunca foi retirada. Pergunto, o que é pecado para um cristão? De acordo com a bíblia: desobedecer as ordens de Deus, quebrar seus mandamentos e a pena é a morte, que segundo a bíblia é a separação de Deus.

É drástico!

De acordo com o seu livro, caro amigo cristão, quem não cuida da Terra, do planeta onde vive, peca contra Deus, fere sua lei, seus desígnios. Quem ama a Deus segue o exemplo de Francisco de Assis, vai ainda mais longe, não só ama os animais, mas sabe que é Jardineiro, que tem que cuidar do Jardim – da Terra.

Não cabe o raciocínio destruidor de que “vamos ter uma Nova Terra”. Em lugar algum da bíblia se diz que não é preciso cuidar do que Deus criou, pelo contrário. O mandamento divino é pelo cuidado e qualquer ação em contrário é pecado – pecado mortal.

 

Paulo disse: “tudo que é bom, seja isto que ocupe o seu pensamento”… Cuidar da Terra, a Terra que você acredita que Deus fez para nós morarmos, é bom. Pense nisto e aja. Quando o mestre volta da viagem ele pede contas: “onde está o que eu deixei pra você cuidar?” ((MATEUS 25.14-30))

“Ah, mas Jesus perdoa os pecados!” Pode dizer um cristão neófito. E mais uma vez, de acordo com a bíblia, ele erra e erra feio. Na mesma bíblia, a palavra de Jesus ao pecador é: “vá e não peque mais”.  

Quem é de Jesus ama e cuida do planeta Terra

No seu canto, na sua região – você, se é mesmo um crente de verdade  –  você luta pela preservação e sustentabilidade.  Na verdade vou mais longe, quem diz que ama a Deus e não cuida do seu lixo é um mentiroso – desonra sua fé.

1 João 3:9 – Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

Todos nós – cristãos, muçulmanos, judeus, ateus, animistas – temos que cuidar deste planeta. Ele é a nossa única casa, nós não temos para onde fugir. Da ONU, do Green Peace, da Unicef e outras tantas entidades vêm os avisos: o Planeta está sofrendo por nossa causa.

Vamos unir forças, mudar costumes, melhorar nossos hábitos, limpar cada um o seu pedaço, cuidar cada um do seu lixo, contra estas coisas não há mandamento algum – pelo contrário. Quem quer agradar a Deus tem que agir de acordo com seus mandamentos – cuide do jardim!

“Vamos lá fazer o que será.” Gonzaguinha

Recomendo a leitura Mateus 25:14-30

e também: https://www.ultimato.com.br/conteudo/deus-o-jardim-e-o-jardineiro

lixo eu cuido (1)

Search

Back to Top