Compostar: Prazer, Terapia e Cidadania
cadaacaoconta, Citizen Journalism 16/06/2020,.
.
.
.
Você sabia que 60% do “lixo” gerado em sua casa é orgânico e pode ser transformado em um adubo de ótima qualidade?
O Brasil produz 242 mil toneladas de lixo urbano por dia, sendo que 60% desse material são resíduos orgânicos que podem se transformar em nutrientes para a terra, para a produção de alimento, adubo de excelente qualidade. Tudo graças a compostagem orgânica.
O primeiro passo para realizar o processo de compostagem orgânica é a separação do “lixo”, iniciando com a distinção entre o lixo orgânico (alimentos crus ou cozidos como cascas, bagaços, caroços e sementes de frutas e hortaliças, borra de café, guardanapo e papel toalha), do não orgânico.
O resto é criatividade. Você pode comprar uma composteira pronta na Internet, mas que tal uma feita com o reaproveitamento de materiais? Melhor ainda!
O tamanho da composteira depende da sua geração de resíduos orgânicos. Esta aqui dá para alguém que mora sozinho muito bem e você pode começar assim e depois colocar mais baldes.
A montagem é simples. Muito fácil: Consiga os três baldes. Restaurantes têm destes baldes com tampa. Fure o fundo dos baldes 1 e 2. Não fure o balde 3 (base). As tampas dos baldes 2 e 3 são vazadas. Na borda superior dos baldes, faça furos para respiro. Pronto!
Simples, não é?
A composteira acima tem capacidade para 15 kg. A melhor atitude, sempre, é evitar a geração de resíduos, mas quando os temos, reciclar (compostar no caso dos orgânicos) é fundamental. Entretanto, no caso dos resíduos não orgânicos, melhor ainda é a reutilização de materiais.
Os restaurantes das nossas cidades usam muitos baldes como os da foto acima. Aqui no Guarujá (SP) a Cooperben (cooperativa de catadores), em geral, recolhe esse tipo de material e envia para reciclar. Eles também montam estas composteiras e as vendem para gerar renda para os catadores cooperados.
Além de ajudar na conservação do meio ambiente, o uso da composteira caseira pode ser uma interessante ferramenta de educação ambiental para adultos e crianças, nas escolas e em casa.
Antes de iniciar o uso da composteira, coloque uma camada de 5 cm de matéria
seca (serragem, palha ou aparo de grama) no fundo do Balde 2, para ajudar no processo de decomposição.
Nos Baldes 1 e 2 serão colocados os resíduos orgânicos. Para equilibrar o composto, acrescente uma camada de matéria seca para cada camada de matéria orgânica.
No Balde 3 será acumulado o chorume, que é um excelente fertilizante natural. Quando o conteúdo dos Baldes 2 e 3 se transformar em uma matéria bem escura, ela pode ser retirada e utilizada como adubo orgânico para ser misturado à terra.
A Composteira, depois de uma semana, pode receber minhocas. As minhocas vão acelerar o processo, mater tudo mais limpo e sem cheiro, depois veja o vídeo no link abaixo.