Variedade de produtos atrai público no Pavilhão Amazônia

Uncategorized

Fotos crédito: Hudson Fonseca / SUFRAMA

 texto: Vera Lima 

 
Com uma oferta variada de produtos regionais, confeccionados com matéria-prima da Amazônia, o pavilhão foi sensação na abertura da FIAM 2011

Livros de autores regionais que versam sobre a riqueza da Amazônia, biojoias confeccionadas com coco de tucumã, semente de jarina, madeira, ossos de boi, pedras semi-preciosas e granito vegetal ( castanha e uixi) são algumas das atrações que você pode encontrar em exposição no Pavilhão Amazônia, uma das maiores atrações da FIAM 2011, que acontece no Studio 5 (Zona Centro-Sul) até amanhã (29), com entrada franca.

Mas as atrações da Feira, a maior vitrine de negócios da Amazônia, não param por aí, o visitante poderá encontrar, além de uma gama variada de produtos regionais confeccionados com requinte e bom gosto, estandes que primam pelo atendimento personalizado e oferecem aos clientes até uma agradável massagem relaxante, inteiramente grátis, com o mais puro e genuíno óleo de avestruz.

É o caso do empresário José Francisco Cardoso, que repete o sucesso da Feira de 2009, quando apresentou pela primeira vez o óleo natural de avestruz, uma novidade que traz os benefícios do ômega 3,6 e 9. Além das demonstrações do seu produto, que tem atraído a curiosidade de aficionados pelos remédios naturais, o empresário também oferece uma massagem relaxante (bamburetapia), ministrada por profissionais especializados, com a utilização apropriada do óleo de avestruz.

Para quem aprecia leitura, o Espaço Cultural trouxe, este ano, mais de 350 títulos, sendo 250 apenas da livraria da Universidade Federal do Amazonas. No estande também estão expostos livros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da Universidade do Estado do Amazonas e da Livraria Valer.

Peças de natureza orgânica (animal e vegetal), com design sofisticado e alto padrão de qualidade foram sensação do estande de biojoias da Amazônia Ocidental, uma vitrine exclusiva para o talento de artesãos dos Estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e as áreas de Livre Comércio de Macapá, e Santana, no Amapá.

Se a intenção é antecipar as compras natalinas, ou adquirir aquele artesanato feito com carinho de mãe, a dica é visitar o Espaço da Cidadania, estandes de organizações não-governamentais como APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), GAAC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) e Lar das Marias, que estão comercializando produtos variados confeccionados pelos voluntários ou familiares dos pacientes.

No estande do Amazonas, o visitante poderá encontrar os tradicionais artesanatos indígenas, como colares, pulseiras, brincos e até camisetas com dizeres regionais, mas também tem novidades como o lançamento do gel “Sangue de Dragão”, um poderoso cicatrizante produzido a partir da “árvore da eternidade”. O gel é novidade na Feira, mas é conhecido no interior do Estado do Amazonas por sua utilização entre os indígenas após o parto.

 

Guloseimas

 

Quem quiser fazer uma viagem com um incrível e saboroso roteiro pelo universo da gastronomia amazônica não pode deixar de visitar o Projeto Manaus Sabores, da Abrasel e Sebrae, que trouxe este ano uma variedade de expositores com deliciosos e atrativos pratos regionais como pirarucu de casaca, bolos de açaí com banana ou cupuaçu com castanha-do-Brasil e até o lançamento de um panetone amazônico, pronto para a degustação no local.

Complementando o roteiro, tem ainda as barracas com especialidades como bombons de frutas regionais, incluindo as novidades da pupunha e tucumã, guaraná turbinado e refeições tradicionais.

   

 

Back to Top