Guarujá vai lançar o selo “Amigo do Ciclista”
0 Comment 198

Guarujá vai lançar o selo “Amigo do Ciclista”

bicicleta, Citizen Journalism, Estilo de Vida

.                       Atualização: http://vencedores.com.br/projeto-selo/

Guarujá – cidade amiga da bicicleta

Pérola do Atlântico, Cabeça do Dragão (mapa da ilha), Ilha de Santo Amaro, Guarujá tem vários nomes. Tem também praias maravilhosas, águas quentes, areias bonitas, cenários inusitados e agora vai se aprofundar na vocação natural que tem para a ciclo mobilidade.

Bicicleta é um meio de transporte importante no Guarujá

Bicicleta é um meio de transporte importante no Guarujá (Balsa Santos-Guarujá início da tarde)

Balsa de manhã cedo, mais de dez mil usuários...

Balsa de manhã cedo, mais de dez mil usuários…

Guarujá quer ser conhecida como a cidade da bicicleta, a cidade amiga do ciclista.

A fartura de ciclovias de todos os tipos; a quantidade de bicicletas que circula na cidade todos os dias; a topografia generosa com o vai e vem das magrelas sem ser monótona… Tudo isso aponta para esta vocação natural, ciclo mobilidade.   Renata Falzoni, do Bike é Legal, me disse que os nossos números em termos de ciclo mobilidade rivalizam com os da Holanda. (Veja a entrevista no final da pg.)

A acessibilidade pode ser melhorada, mas é boa.

A acessibilidade pode ser melhorada, mas é boa. (atleta de São Vicente)

A vista dos morros é deslumbrante

A vista dos morros é deslumbrante

A Secretaria Municipal de Turismo abriu os olhos para estas realidades e a viabilidade de um projeto como agora está sendo proposto.  Siga comigo aqui, mas depois dê uma olhada no artigo “Vem Pedalar na Baixada” que você vai entender ainda melhor do que estamos falando.

17309545_10154374281086845_5647492111190563127_n

Os grupos locais são muito receptivos (nesta foto o italiano Giorgio Bravi pedalando por aqui)

Marcelo Nicolau, o secretário adjunto de turismo de Guarujá, convidou líderes do ciclismo local, do setor hoteleiro e do comercio para compor um grupo de trabalho, ouvir as demandas e propor a criação de um selo. A ideia encontrou eco, foi bem recebida por todos do grupo que já vem trabalhando a um mês.

O Selo

Protótipo do Selo

Protótipo do Selo

O estabelecimento que desejar receber a certificação que o selo Amigo do Ciclista confere vai ter se adequado para melhor receber o ciclista em geral e especificamente o ciclo-turista.

bici-selo-corPortanto, uma loja pode ter colocado bicicletário e preparado um bainho, um hotel ou pousada vai além disto ter uma caixa de ferramentas, local seguro para acomodar as bikes durante o pernoite e assim por diante.

A ideia é: vamos receber bem quem vem pedalar na nossa cidade. Estamos a pouco mais de 70 km de São Paulo, a cidade é um parque natural, com rotas de ciclismo para todos os níveis.

  • Para iniciantes tem a rota da praia da Enseada é a ideal, ida e volta, 15 quilômetros de via delimitada à beira mar – um show.
  • Para os mais experientes tem a rota dos morros.
  • para os românticos, a rota de Santa Cruz dos Navegantes onde os ciclistas se vêem num clima de fazenda a apenas dez minutos do centro da cidade.
  • Tem também estrada em meio a Mata Atlântica no caminho que vai para Bertioga pela balsa, no final do rabo do Dragão.

Estes são apenas alguns exemplos, você e seu grupo podem conseguir guias entrando em contado com a secretaria de turismo e/ou grupos locais, como os Ciclistas do Itapema.

DSC_0138

Pedal Terror e Paralelo – terça-feira o pessoal já sabe…

Pedais não faltam é só procurar no Face: Terror (noturno), Ciclistas do Itapema (pedais para todos os lados), Pedal Matinal do Guarujá, etc. Quer pedalar? Vem pro Guarujá!

morro

Vista do alto do  Morro do Maluf – Praia da Enseada

Então, agora em Junho, marque na sua agenda, dia 30, o selo será oficialmente lançado durante as comemorações do aniversário de Guarujá. Vai ter festa, pedal e comemoração, vocês já estão convidados.   (Existe a intenção de se fazer um pré lançamento no Ibirapuera, em São Paulo. Tomara que dê certo!)

Nota:

Atletas do Guarujá representaram o Brasil como amadores no Mundial de Triathlon no México ano passado, são campeões!

cam

Felipe, Nicolas, Roberto (técnico), Jeferson e Fader – nossos campeões!

 

 

Adendo:
Entrevista com Renata Falzoni do Bike é Legal durante a Shimano Fest 2016:

Atualização:

Projeto Selo Cidade Amiga do Ciclista

Search

Back to Top