Próstata “irritada” – prostatite

Citizen Journalism

Prostatite é a inflamação da próstata, que muitas vezes resulta em inchaço ou dor. A prostatite pode gerar quatro sintomas significativos: dor, problemas de micção, disfunção sexual e problemas gerais de saúde, como cansaço e depressão.

A próstata é uma glândula reprodutiva localizada logo abaixo da bexiga e na frente do reto. Ele envolve a uretra, o tubo que transporta a urina da bexiga. A próstata produz a maior parte do nosso sêmen.

PoóstataPara diagnosticar prostatite, o médico coleta urina do paciente e também examina cuidadosamente sua próstata. Para verificar a próstata, o médico realizará um exame retal digital, que envolve a inserção de um dedo enluvado bem lubrificado no reto para verificar qualquer anormalidade da glândula. O médico também pode coletar uma amostra do fluido da próstata para que ele possa ser analisado.

Alguns médicos também podem querer realizar um teste de antígeno específico da próstata para medir a quantidade deste produto químico no sangue de uma pessoa. Tanto a prostatite como o câncer de próstata podem aumentar o nível de PSA do paciente.

Estimativas sobre o número de homens que experimentarão prostatite durante sua vida útil chega a 50%. Muitos especialistas em doenças urológicas sentem que de 5% a 10% dos homens experimentarão prostatite em um determinado momento, tornando-se uma das doenças urológicas mais comuns.

Ao longo dos anos, a prostatite foi subdividida em várias categorias, mas hoje as variações comumente aceitas da doença incluem não bacteriana, aguda e crônica.

De longe, o tipo mais comum de prostatite é a prostatite não bacteriana. Os sintomas podem incluir micção freqüente e dor no abdome inferior ou na região lombar. As causas podem ser estresse e atividade sexual irregular.

Os tratamentos, normais, para prostatite não bacteriana podem incluir medicamentos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, tomar banhos quentes, beber líquidos extras, aprender a relaxar ao urinar e ejacular com freqüência. Alguns médicos também podem recomendar algumas mudanças na dieta do paciente. É fundamental consultar um urologista o quanto antes.

Prostatite bacteriana aguda pode ser o resultado de uma bactéria, um vírus ou uma doença sexualmente transmissível. Os sintomas podem incluir febre e calafrios, dor lombar, micção frequente e dolorosa, fluxo fraco ao urinar e micção pouco frequente.

Estas infecções geralmente são tratadas com antibióticos, repouso no leito, amaciante das fezes e aumento da ingestão de líquidos.

A prostatite crônica pode ser bacteriana ou o resultado de uma inflamação da próstata. Os sintomas podem incluir infecções freqüentes da bexiga, micção freqüente e dor persistente na região inferior do abdômen ou nas costas.

Essa forma de prostatite geralmente é tratada com medicamentos (geralmente antibióticos), mudanças na dieta e suplementos.

 

Fonte: http://prostatitis.org/

Disfunção erétil é um sinal <-> veja!

LIVRO: The Whole Life Prostate Book, by Ballentine Carter, MD. He is the director of Adult Urology at the Johns Hopkins University School of Medicine.

 

Leave a comment

Search

Back to Top