Posse Responsável de Cães e Gatos

Citizen Journalism, Estilo de Vida, Uncategorized

Sou apaixonado por animais. Prefiro animais selvagens e soltos, adoro admira-los, sempre que possível. Também visito zoológicos sempre que posso, melhor que nada. Os zoológicos acabaram virando importantes aliados na preservação de algumas espécies. Gosto de cães e gatos também, não tenho nenhum no momentos pois não tenho como cuidar como se deve. Quem tem animais em casa precisa saber no mínimo o seguinte:

"Os 10 Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos

1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 15 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem ficará cuidando do animal nas férias ou durante feriados prolongados.

2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4. Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira, guia e conduzido por quem possa conter o animal.

5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o periodicamente.

6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê-lhe atenção, carinho e ambiente adequado.

7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8. Ao passear, recolha e jogue os dejetos em local apropriado.

9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local.

10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e as fêmeas.A castração previne doenças, garante o bem-estar dos animais e é a única medida definitiva no controle das populações de cães e gatos."

​ Criado por : Arca Brasil

"O conceito de Posse Responsável reflete a percepção pelo dono de cães e gatos de estimação, da total dependência física e afetiva desses animais. Cuidar de cães e gatos significa assumir total responsabilidade por toda e qualquer atitude desses animais, mantendo-os em perfeitas condições de saúde, cuidados e afeto. Essa convivência entre homens e animais só vale a pena enquanto harmônica e prazerosa. O dono responsável, portanto, deve criar seus animais em perfeitas condições de saúde e contenção, de tal forma que não sejam causa de qualquer espécie de constrangimento ou risco a todos de seu convívio social. Por isso, deve ater-se aos pontos abaixo.

Escolha do animal, cão ou gato?
Os cães vivem de 12 a 15 anos em média, e os gatos podem viver até 18 anos. Ambos necessitam de cuidados até o fim da vida.

Cuidados Básicos
Alimentação, higiene, vacinação, esterilização/castração, registro geral animal (RGA) para cães e gatos é fundamental e obrigatório por lei em alguns locais como, por exemplo, na cidade de São Paulo (Lei Municipal 13.131/2001).

O que diz a Lei Federal
Lei Federal 9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) – Artigo 32."Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime. A pena é detenção de 3 meses a 1 ano e também pagamento de multa. A pena é aumentada de 1 sexto a 1 terço, se ocorrer a morte de animal”.

A convivência com animais de estimação
A convivência com animais de estimação proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento das emoções, melhora a habilidade de comunicação, promove o sentido de responsabilidade, estimula o sentimento de humanidade e pode ajudar a superar a solidão. ​" por Premiatta Alimentos

​Cuidado, cães e gatos (e outro pets)
se não recebem os cuidados adequad ​o​
s podem tornar-se​ ​
fo​nte
de doenças contagiosas que podem afetar a nossa família ​!
​ ​
Raiva​,
Toxoplasmose ​,
Toxocaríase​,
Tinha ​,
Doença de Lyme​,
Leishmaniose ​.
Ornitose​, S
almonelose ​ entre outras são doenças transmitidas por contato. Para evitar contágios seu contato tem que ter limites, desculpe, tipo assim, seu gatinho não deve dormir na sua cama, seu cachorro não deve comer no seu prato, etc, etc. É só ter bom senso.

Leave a comment

Search

Back to Top