COVID-19 x ECOLOGIA

cada ação conta, Citizen Journalism

Higiene Pessoal e Meio Ambiente

Pandemias – Está mais claro para todos, mais claro do que nunca, a solução está em nós, na nossa relação com o planeta (natureza). Infelizmente, o fato é, ainda estamos aprendendo a lavar as mãos. Mas atenção, o momento é propício, as mentes estão mais abertas, vamos promover uma cultura de maior respeito com a nossa fauna e flora, a hora é agora. Higiene total = Planeta mais limpo.

Já vi uma centena de vídeos sobre o coronavírus (COVID-19), sobre o uso de mascaras, sobre isolamento, quarentena, drogas, remédios, velocidade de contágio, capacidade hospitalar, etc. Não é privilégio meu, você também está com a mesma sobrecarga de informações pela mídias sociais, pela tv, jornais e, infelizmente, muita informação ruim e “fakes” rolando. No meu ultimo artigo compartilhei fontes confiáveis para buscar informação.  Depois confira.

A questão ecológica

O que me traz aqui desta vez são os aspectos positivos desta pandemia global. Está patente que podemos e devemos mudar nossa atitude em relação ao nosso lixo, as emissões, a fauna e os desmatamentos. Veja, preste atenção na sua cidade, em um período relativamente curto a diferença é notória, um artigo da BBC aponta: “uma das consequências inesperadas do surto do novo coronavírus foi o ar mais limpo e a redução das emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas.” (na China).

Lave as mãos!

De outro lado é ridículo o fato de que mundo todo agora esteja aprendendo a lavar as mãos. Estamos no terceiro milênio e alguém precisa ir aos meios de comunicação e ensinar como se lavam as mãos? O Governo precisa pedir para lavarmos as mãos?  Sabe o que parece?  Parece que saímos das cavernas ontem… Não é de se admirar que tenhamos os problemas ambientais, de saúde e sociais que temos, concorda? Está tudo interligado.

A história comprova

A Peste Negra na Idade Média – a peste bubônica – foi uma das maiores epidemias que assolou a humanidade na época. As pulgas dos roedores transmitiam a doença para as pessoas. Metade da população morreu, os ratos e suas pulgas foram os vetores, mas a falta de higiene e o descaso com o lixo foram os reais causadores, sim, por terem dado condições para que tantos ratos existissem. Nós plantamos, nós colhemos, ok?

E o Covid-19? É quase a mesma coisa: desrespeito com a fauna, falta de higiene e de cuidado com o lixo e o meio ambiente.

#CadaAcaoConta

Já, finalmente, aprendi a lavar as mãos. O que virá depois do coronavírus? Podemos fazer algo para nos prevenir?  Sim, professores, jornalistas, educadores, pais, governos, eu e você, nós podemos evitar o “vírus-20/30/40” basta mudar nossa relação com o planeta.

Átila Iamarino, no Roda Viva da Cultura, falou de uma nova sociedade em termos de relações, demandas, mercado, forma de fazer as coisas – um novo mundo. (recomendo a entrevista no Roda Viva) A meu ver  faltou enfatizar mais a questão ecológica. Ela está lá quando falou dos mercados de animais silvestres, por exemplo.

Para evitar o “vírus-5X” temos que:

cuidar do nosso lixo, diminuir o consumo em geral, dar preferência a alimentos e produtos regionais, plantar árvores, usar transporte coletivo e/ou alternativo (bicicleta). (saquinho de coco no lixo)  São as ações gerais que são tão importantes quanto lavar as mãos – higiene ambiental – Lixo Zero = doença zero.

Nós plantamos e nós colhemos, a natureza está falando quem tem ouvidos para ouvir ouça.

“Vamos lá fazer o que será”! Gonzaguinha

sacolinhas

Leave a comment

Search

Back to Top