Visita a Aldeia Guarani Rio Silveira

bicicleta, Citizen Journalism, Estilo de Vida

falapedal-y-f

Cicloturismo

DSC_0173_wm
Novas Rotas é um grupo de pedal que tem por objetivo reunir ciclistas dos vários pedais regulares, de treino, na semana, para fazer cicloturismo em locais inusitados aos finais de semana e/ou feriados.
DSC_0130_wm
Neste final de semana o pessoal foi para o norte de Bertioga conhecer uma aldeia Guarani. É reserva, um assentamento com mais ou menos 120 famílias, na região do Rio Silveira.
DSC_0160_wm
O local é maravilhoso, bem preservado e mantido pelos próprios Índios com a venda de palmito, artesanato, exploração do turismo.
DSC_0215_wm
A coisa não está fácil pra ninguém e não é diferente para eles, assim visitantes e amigos levam mantimentos e ajudam a comunidade.
DSC_0273_wm
Trata-se de uma comunidade guerreira, lutaram pela demarcação das suas terras, pela construção da escola (pré ao médio) e de um posto de saúde.
foto: Renilda Skurtinski

foto: Renilda Skurtinski

Na busca por seu estabelecimento e auto suficiência ainda há muitas lutas a vencer.  De acordo com o Cacique Adolfo Motion a luta agora é política, pediu ao grupo que apoiasse alguns baixo assinados para garantir direitos.
DSC_0270_wm DSC_0244_wm DSC_0240_wm
A recepção do grupo foi muito boa, carinhosa e atenciosa. Recomendo a visita. Para entrar em contato com a aldeia você pode usar a página deles no Facebook (Link)

uricana uricana2

O índio Uricanã (foto acima) foi quem nos recepcionou e serviu de guia. Uricanã nos levou para visitar alguns pontos da reserva com sua bicicleta barra forte e, vou te contar, deu trabalho acompanhar o pedal dele.

Veja mais fotos em Fala Pedal no Facebook.

Nota:

Cunhã Poranga: Moça bonita – cunhã = moça, poranga = bonita.

Leave a comment

Search

Back to Top