Diwali, o Festival das Luzes.

Blogroll, Citizen Journalism, religious

rajen 7Diwali é um dos maiores, mais brilhantes e mais importantes festivais da Índia.

É popularmente conhecido como o “festival das luzes” também é chamado Dipavali.  O que se celebra é a “vitória do bem sobre o mal”.

Neste aspecto lembra muito o Natal e o Hanucá festas cristã e judaica respectivamente. Interessante que o Hanucá é chamado de festival das luzes também.

Mas a data não é fixa, é, na verdade, calculada a cada ano e ainda tem diferenças regionais. Este ano o festival começa hoje em parte da Índia, veja as datas em uma divisão geográfica:

29 October, 2016 – Deepavali (Naraka Chaturdasi)
30 October, 2016 – Diwali (Lakshmi Pooja)
31 October, 2016 – Bali Padyami (Kartika Shuddha Padwa)
01 November, 2016 – Yama Dvitiya

rajen 6Diwali é um festival que se celebra com muita de coração colorida e folias das pessoas em toda a Índia. Este festival, num olhar superficial, pode facilmente se passar por um festival hindu, mas se olharmos um pouco mais atentamente, é facil ver que as celebrações deste festival transcendem os limites das castas ou dos credos. O festival das luzes é comemorado com grande zelo e devoção por pessoas de todas as faixas etárias, posição social e econômica.

rajen 4As celebrações podem variar de totalmente ostensivas e extravagante ou graciosas e simples.

Para marcar a ocasião, as pessoas começam a limpeza e reforma de suas casas dias, às vezes até um mês antes do festival. No dia do Diwali, dezenas de diyas, velas e lâmpadas multicoloridas iluminam a noite, apresentando um espetáculo incrível de cores, luz, vibração e exuberância que cativa a todos.

Vamos aprender uns com os outros.

Diwali não se limita a uma celebrações de um dia. São vários dias de preparo para o festival, ao longo de um período que começa conforme o calendário Hindu auspicioso no final do mês de setembro e pode ocorrer até o meio de novembro. A folia chega ao fim no quinto dia com a celebração. Este festival comemora o vínculo indissolúvel de amor e carinho entre um irmão e uma irmã. O festival de Diwali não só celebra a vitória do bem sobre o mal, mas também nos ensina a valorizar cada relacionamento.

– Agradeço o Sr. Rajen Nair, meu amigo pessoal, que graciosamente cedeu suas fotos para ilustrar este artigo. 



———————————————
1462201211520

Leave a comment

Search

Back to Top