Auroras Boreais e Austrais

Citizen Journalism

“O Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês) da Nasa alerta para tempestades solares que devem atingir a Terra nos próximos dias. A imagem divulgada pela agência espacial americana mostra a atividade recente do Sol. Segundo os astrônomos, pela movimentação na superfície, o astro poderá produzir erupções muito fortes.

O enorme complexo de manchas solares com mais de 100 mil quilômetros sofreu uma rotação que o posicionou em direção à Terra durante o último final de semana.

Durante uma erupção solar, ocorre o que os astrônomos chamam de “ejeção de massa coronal” (CME, na sigla em inglês). As partículas – em especial prótons – viagem até a Terra e causam efeitos no campo magnético terrestre, conhecidos como tempestades geomagnéticas. O resultado mais comum são as auroras boreais e austrais. Por outro lado, satélites, comunicações, navegação por rádio podem sofrer com essas tempestades, que podem causar até apagões. Astronautas precisam ficar atentos para não se exporem à radiação solar.”

até aqui Portal Terra

“E agora José”?!

Correr pra onde?

Alvarenga e Ranchinho iriam para Brasilia.

George Carlin diria “relaxa não vai acontecer nada com a Terra”.

Clarice diria que é “A Hora da Estrela“. Sá, Rodrix e Guarabyra, que “o sertão vai virar mar” (Sobradinho).

Vou comprar protetor solar! Não a mais o que fazer…

🙂

Leave a comment

Search

Back to Top