Acidentes contecem?

Citizen Journalism

Dentro da área de segurança do trabalho existe uma máxima que diz: acidentes não a acontecem por acaso, mas por descaso. Ou seja: acidentes acontecem por falta de prevenção.

Na verdade, este enfoque serve para todas as áreas de nossa vida: no trabalho, em casa, no trânsito, etc. (serve para pedestres, ciclistas, motoristas, aviadores,…)

No trabalho muitos de nós já estamos acostumados. Nada se faz sem projeto de execução. É fundamental planejar o quê e como realizar cada atividade. No planejamento é preciso antever os perigos e tomar as devidas ações preventivas.

O equivalente disto no trânsito se chama direção (ou pilotagem)  defensiva. Planejar o caminho, usar os equipamentos de segurança, respeitar as leis de trânsito,  ter bom senso e ser prudente são ações indispensáveis.

Temos que estar, em nossas vidas, em todas as esferas,  sempre um passo à frente, perceber os perigos e agir é o que vai garantir nossa integridade física.

Por exemplo: Um  veículo cai de um viaduto sobre outro que passava em baixo. Este acidente aconteceu porque? Pode ser por inúmeros motivos. O veículo de baixo mesmo totalmente correto no seu caminho pode sofrer grandes danos, até fatalidades. Foi um acidente?

Não, não foi um acidente. Lá no alto do viaduto alguém não seguiu as regras, ou correu de mais, ou não fez a manutenção do carro, ou estava embreagado, ou com sono, ou corria de mais, não foi prudente, não teve bom senso…

Qualquer destas coisas, ou um mix delas, poderiam ser perfeitamente evitadas. Com certeza, num caso destes, faltou direção defensiva. Pessoas se ferem ou até morrem no nosso transito por causa disto, descupe, não tem esta de que chegou a hora. Lembre-se acidentes não acontecem, uma sucessão de falhas é que os provoca.

É preciso estar atento. Sempre ligado porque construimos máquinas incríveis e importantes para nos servir, mas mal utilizadas elas podem nos ferir ou matar, ou melhor, podemos nos matar com elas.

Olha o caso desta imagens que recebi no Whatsapp hoje cedo:

perigo

Dê uma volta no seu carro antes de sair com ele… Esta foto é de tirar o folego.

Preste atenção – Como vêm não é fácil, temos que estar prontos para tudo. O perigo está em toda parte, fazer prevenção de acidentes é um exercício que vai se aprimorando a medida que o praticamos.

Pensar neste assunto é um começo, concorda?
Aguardo seus comentários, sugestões e dicas.
Se gostou do artigo compartilhe com seus parentes e amigos.
Vamos promover esta ideia e dar menos sorte pro azar.

Como disse Gozaguinha: Vamos lá fazer o que será.

Leave a comment

Search

Back to Top